terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ciência do treinamento

Pensamos no grande desenvolvimento do esporte. Com relação ao desempenho, acredito que seja em virtude dos avanços nas estratégias de treinamento e nutrição aplicada. Quanto ao treinamento, é necessário respeitar basicamente os seis princípios básicos:
-Principio da individualidade biológica;
-Princípio da adaptação;
-Princípio da sobrecarga;
-Princípio da continuidade/reversibilidade;
-Princípio da interdependência volume X intensidade; -Princípio da especificidade dos movimentos.
Desta maneira vou tentar esclarecer as dúvidas da necessidade de um treino individualizado, seja para um indivíduo que busca uma boa saúde ou um atleta que busca alta performance. Alguns pensam que para indivíduos não atletas, não é necessária muita preocupação, mas salientamos que devemos sim ter mais atenção aos princípios, principalmente com relação à aplicação desses a particularidades individuais, como limitações e lesões.
Voltamos ao princípio da individualidade biológica. É notório que somos seres distintos com relação a estruturas físicas e psicológicas, desta maneira a receitinha básica da academia não vai valer muito a pena, pois alguns métodos se encaixam a alguns indivíduos.
Princípio da adaptação, confere a capacidade do organismo de se adaptar a um estímulo, sendo esse estímulo a sobrecarga (regido pelo princípio da sobrecarga), assim, estímulos fracos geram pouco ou nenhuma adaptação e o equilíbrio entre médios e fortes aproximam o individuo ao alto rendimento.
Sabemos que as adaptações do treinamento são transitórias, sendo assim o princípio da continuidade/reversibilidade confere essa plasticidade de manter-se treinado com os estímulos. Todas as características do treinamento retornam a valores inicias se os treinos e/ou estímulos forem interrompidos.
Os estímulos devem ser regidos pela interdependência volume x intensidade, ou seja, existe uma relação inversa entre carga e intensidade. Desta maneira, o volume é quantidade de treino e a intensidade é a qualidade do treinamento. Sendo assim, observe seu treino com relação a esses dois fatores.
Agora vamos ao gran finale, sabendo-se desses princípios relatados acima, é necessário pensar na modalidade específica para aplicá-los.
Pensemos em um esporte de luta, é necessário priorizar o treinamento de força, voltado para a modalidade, com a preocupação do individuo não mudar seu peso, pois isso implicaria em mudá-lo de categoria, assim como a resistência e flexibilidade. Esses treinamentos devem ser voltados para as características peculiares da modalidade, onde uma preocupação importante é observarmos a relação do princípio da interdependência volume x intensidade, ressaltado anteriormente. Desta maneira vemos o ponto chave, os treinos inerentes da modalidade junto com os treinos de força e resistência, mal organizados, leva a um acúmulo de volume e intensidade, causando a uma redução da performance.
Lembramos a importância de periodizar e acompanhar o atleta minuciosamente nos treinos seja na modalidade ou nos treinos complementares, não perdendo o objetivo do treinamento.
Para finalizar, leve essa ciência a serio que alcançará objetivos maiores.

Nenhum comentário: